Por que a Cannabis é medicinal?

A Cannabis é uma velha conhecida da humanidade. Seu uso remonta a milhares de anos, sendo que um dos primeiros registros científicos é datado de 2500 a.C, na China. Na ...

A Cannabis é uma velha conhecida da humanidade. Seu uso remonta a milhares de anos, sendo que um dos primeiros registros científicos é datado de 2500 a.C, na China. Na década de 1960 foi identificado um dos seus principais compostos, o THC; logo depois foi descoberto também o CBD. Trinta anos mais tarde, nos anos 90, a Ciência descobriu que nosso corpo possui um sistema de receptores próprios para ligação com essas substâncias, conhecidas como canabinoides. 

Estamos falando do Sistema Endocanabinoide (SEC). Ele é responsável pela homeostase corporal, ou seja, pelo equilíbrio e regulação do nosso corpo. O SEC interage com os endocanabinoides (canabinoides produzidos pelo nosso organismo) e também com os fitocanabinoides, presentes em plantas, como por exemplo a própria Cannabis, o Lúpulo, a Copaíba e a Camomila.

A existência do SEC explica o motivo de a Cannabis ser íntima do ser humano e capaz de tratar as mais diversas patologias com eficácia e segurança, desencadeando uma série de modulações e efeitos terapêuticos que resgatam a qualidade de vida de muitos pacientes.

Você pode imaginar o Sistema Endocanabinoide como o maestro de uma orquestra e nosso organismo e seus diferentes sistemas como os músicos que a compõem, com seus diferentes instrumentos e o objetivo de criar uma bela harmonia.

A busca pelo entendimento dos motivos pelos quais obtemos efeitos medicinais com a Cannabis foi a chave para a descoberta desse sistema tão complexo, importante e único que é o Sistema Endocanabinoide (SEC). Responsável pela homeostase, o SEC está presente em vertebrados e mamíferos como peixes, aves, cães, gatos e humanos, e até mesmo em invertebrados. A interação dos receptores de canabinoides produzidos pelo nosso próprio corpo com os diversos fitocanabinoides encontrados na planta Cannabis regula o funcionamento das células portadoras desses receptores, modulando assim uma variedade de efeitos terapêuticos, responsáveis pelo tratamento de diversas doenças e pelo retorno da qualidade de vida para muitos brasileiros.

O SEC tem influência sobre muitos sistemas do nosso corpo, como o sistema endócrino, o vascular, o nervoso e o imune. Por isso o grande papel do SEC é auxiliar nosso organismo como um todo a manter um equilíbrio harmonioso, ajudando a vencer problemas fisiológicos que nosso corpo tem durante o dia.

De todas as espécies do Reino Plantae que possuem canabinoides e interagem com o SEC, a Cannabis é a que apresenta o maior número de compostos capazes de provocar uma cadeia de processos regulatórios em nosso corpo, por serem similares aos já produzidos em nosso sistema. A deficiência de endocanabinoides naturais leva a diversas patologias, que podem ser tratadas com os canabinoides da planta.

Veja ainda:

QUEM PODE PRESCREVER CANNABIS?

Assine nossa News

você também pode gostar

plugins premium WordPress